Passar para o conteúdo principal
Sommaire

NF P90-309: foco na norma de segurança para coberturas de piscina

Evitar que as crianças se aproximem

Desde 2006, a norma NF P90-309 aplica-se a varandas e estruturas leves utilizadas como coberturas de piscina, sejam em alumínio, madeira, PVC ou policarbonato. O objetivo desta norma de segurança é tornar as piscinas mais seguras, para evitar afogamentos. As paredes da cobertura devem ser suficientemente altas para que uma criança não consiga trepar por elas. Independentemente de a cobertura ser fixa ou telescópica com vários módulos, o acesso à piscina coberta deve também ser protegido por fechaduras complexas e inacessíveis às crianças pequenas, por estarem a mais de 1,60 metros do solo ou por exigirem duas acções para abrir a cobertura. Muito mais eficaz do que uma simples capa amovível, uma cobertura de piscina que cumpra as normas é o dispositivo de segurança mais eficaz.

Resistência ao vento

A estrutura e os vidros de policarbonato ou de vidro devem poder resistir a ventos fortes para uma boa proteção da piscina. A norma NF P90-309 exige uma resistência aos ventos até 100 km/h.

Resistência à neve

Os painéis e o telhado de uma cobertura de piscina situada num jardim, num terraço ou adossada a uma casa devem também resistir às intempéries durante todo o ano, nomeadamente durante o armazenamento no inverno. As coberturas de piscina que cumprem as normas francesas podem suportar um peso de neve de 45 kg por metro quadrado.

Testes de conformidade

Para garantir que uma cobertura de piscina cumpre todos estes requisitos, mesmo que seja feita por medida, são efetuados testes aos materiais de, pelo menos, 3 elementos da estrutura, incluindo 2 testes consecutivos.

enfant dans la piscine

Instalação de uma cobertura de piscina: quais são as normas de urbanismo?

Uma cobertura de piscina não necessita de formalidades

Como acontece com algumas coberturas de terraços, cabanas e telheiros de jardim, as formalidades dependem da altura da estrutura e da superfície de pavimento. Se pretender construir uma cobertura de piscina ou de spa com menos de 1,80 metros de altura sobre uma piscina existente ou em construção, mas com uma área igual ou inferior a 10 metros quadrados, não precisa de apresentar uma declaração. Por conseguinte, para evitar as formalidades administrativas, é preferível uma cobertura de piscina baixo, que tem também a vantagem de ser discreta, ou uma pequena cúpula de design como cobertura de spa.

Declaração de obras: em que casos?

A declaração prévia de obras é exigida para todos os tipos de coberturas de piscinas com altura superior a 1 m 80; ou para coberturas inferiores a 1 m 80 quando se constrói uma piscina com uma superfície entre 10 e 100 metros quadrados, e a sua cobertura ao mesmo tempo.

Uma licença de construção para estruturas de grandes dimensões

A construção de uma cobertura de piscina só necessita de licença de construção se estiver a construir uma piscina e uma cobertura, e se a piscina tiver uma área de implantação superior a 100 metros quadrados.

Obtenha acompanhamento de um profissional no processo

Estas regras podem variar consoante o código de urbanismo local. No que diz respeito à fiscalidade, a cobertura da sua piscina alta pode também estar sujeita a uma taxa de implantação, que deve ser tida em conta no seu orçamento. Para Mathieu Joulé-Charpentier, diretor comercial da Abrisud, é "essencial ter um departamento de urbanismo na empresa para se encarregar totalmente dos processos dos clientes, especialmente porque as regras aplicadas às coberturas de piscinas variam de uma comuna para outra, ou em função da zona de construção. ”

Os nossos três últimos artigos

Mas não te vás embora tão depressa Ajude-nos respondendo a uma última pergunta
Como conheceu a Abrisud?