Passar para o conteúdo principal
Sommaire

Instalações exteriores: o que é autorizado?

Provavelmente é uma daquelas pessoas que procura uma solução para desfrutar dos seus espaços exteriores sem sofrer com o calor. Concebida para dar sombra a um espaço exterior (como um terraço), a pérgola, na sua definição mais lata, tornou-se cada vez mais popular nos jardins franceses. Atualmente, existem dois tipos de produtos em forte concorrência neste mercado: a pérgola dita "clássica" e a pérgola dita "bioclimática".

Antes de procurar soluções para o proteger de olhares indiscretos, é necessário saber primeiro o que é possível fazer na sua área local, de modo a cumprir a legislação em vigor.

Para isso, tem de começar por consultar o Plano Local de Urbanismo. Cada autarquia local pode impor regulamentações específicas sobre as instalações exteriores, nomeadamente no que diz respeito aos materiais e à altura das instalações. Se vive numa urbanização, deve também verificar o que diz o regulamento interno, caso exista.

Esconder uma piscina com uma ocultação de 2 m de altura

O princípio da ocultação está bem patente no seu nome: esta instalação, que pode assumir várias formas, vai esconder a vista da sua piscina. Com 2 m de proteção, ficará bem longe da vista.

As plantas trepadeiras ou uma parede de plantas

Primeira solução: instalar plantas para proteger a piscina dos olhares indiscretos, criando ao mesmo tempo um ambiente de inspiração natural. Instale uma vedação à volta da sua piscina e cultive plantas trepadeiras nela. Esta é a solução mais agradável do ponto de vista estético, mas também uma das mais restritivas, uma vez que exigirá alguma manutenção.

Painéis de madeira

Um bom compromisso entre a estética natural e a baixa manutenção pode ser encontrado nos painéis de madeira. Resistentes e económicos, permitem instalar uma paliçada à volta da piscina e funcionam também como uma barreira contra o vento.

A ocultação em alumínio

Uma vedação em alumínio tem muitas vantagens: não necessita de manutenção e é muito resistente. Também protege do vento e combina muito bem com uma instalação de estilo mais contemporâneo.

A sebe

Uma solução simples é plantar uma sebe à volta da sua piscina. Por exemplo, pode optar por plantar cedro, loureiro ou bambu. A desvantagem: a piscina não estará tão bem protegida do vento e será necessário manter os arbustos. Também terá de esperar que a sebe cresça para esconder realmente a piscina.

O muro de pedra

Outra solução para esconder uma piscina, muito durável, mas mais cara, é o muro de pedra. Esta ideia será particularmente interessante se a envolvente já for em pedra, para se manter no mesmo espírito.

Os canisses

Se já tem uma vedação à volta da sua piscina, mas esta não protege da vista, a forma mais fácil de proporcionar um pouco mais de privacidade é colocar um rolo de canisse. Esta solução económica tem a vantagem adicional de ser muito fácil de instalar, permitindo-lhe complementar uma instalação existente com uma ocultação.

O que deve fazer em caso de olhares indiscretos em altura ?

A ocultação é muito eficaz, mas não em todas as situações! O que fazer se a sua piscina for vista de uma altura elevada, nomeadamente se estiver perto de um edifício? 

O véu de sombra

Um véu esticado pode ser colocado sobre uma parte da piscina ou junto a ela. Protegê-lo-á de olhares indiscretos, mas também será resistente ao vento e proporcionará uma barreira contra os raios UV. Esta é a solução mais simples para resolver o problema da vista em altura.

A pérgola

A instalação de uma pérgola não impede a vista da piscina, mas continua a ser uma solução para criar uma zona de relaxamento mais íntima junto à piscina, que não sofrerá de vista em altura.

A cobertura de piscina

Uma cobertura de piscina alto é também uma opção para esconder uma piscina. Ao cobrir toda a piscina, pode usufruir dela durante todo o ano. Com uma estrutura de madeira ou alumínio, pode ser um complemento atrativo para a sua casa.

piscine

Antecipar os olhares indiscretos

A melhor maneira de reduzir ao mínimo o impacto da sua piscina é antecipar-se! Assim, antes mesmo de começar a construir, pode já estudar o seu terreno e o local onde vai instalar a sua piscina, tentando imaginar como os vizinhos poderão ver a piscina. 

Dependendo do seu terreno, pode não conseguir mudar o projeto, e impedir completamente a vista, mas pode pelo menos considerar de imediato as diferentes soluções para criar um espaço privado.

Existem muitas possibilidades para se proteger da vista quando utiliza a sua piscina, e cada situação encontrará assim a sua solução. Para evitar fechar demasiado a piscina, tente instalar as coberturas apenas num ou dois lados, a uma distância de vários metros. Por último, certifique-se de que cumpre os regulamentos aplicáveis à sua casa, para evitar qualquer conflito com os seus vizinhos ou com as autoridades locais.

Mas não te vás embora tão depressa Ajude-nos respondendo a uma última pergunta
Como conheceu a Abrisud?