Passar para o conteúdo principal
Sommaire

O que é um carport?

Um carport é uma cobertura para veículos. É constituído por um telhado apoiado em postes. Pode estacionar o seu carro ou mesmo uma autocaravana, para proteger o veículo das intempéries, sem ter uma garagem.

O carport pode ser adossado à sua casa ou instalado mais longe, no seu terreno. Com tantos modelos e materiais à escolha, pode mandar construir uma estrutura que se adapte ao ambiente e que complemente a estética da sua casa.

carport

As 7 vantagens de um carport

Está a pensar se um carport é a melhor solução para si? Para o ajudar a fazer a sua escolha, eis as 7 vantagens deste tipo de construção.

Protege o seu veículo

É o principal papel do carport: proteger os seus veículos. O carport ajudá-lo-á a mantê-los a salvo das intempéries. Chuvas fortes, granizo, sol: o seu veículo está protegido quando não o está a utilizar. Uma vez que está menos exposto aos elementos, também se suja menos rapidamente e sofre menos danos. Assim, poupa tempo na manutenção diária. No inverno, também não terá de retirar a neve do seu carro antes de sair.

É rápido de instalar

O carport é constituído por poucos componentes (um telhado e postes), o que faz dele uma estrutura que pode ser rapidamente instalada em casa. Naturalmente, para garantir que a instalação seja estável e resistente ao longo do tempo, será necessário construir fundações sólidas. Mas, em qualquer caso, o trabalho será simples.

É versátil

Com um carport concebido à medida, pode beneficiar de uma instalação perfeitamente adaptada às suas necessidades. O carport pode ser utilizado para estacionar uma autocaravana, dois carros, motas ou até mesmo bicicletas. Pode escolher os materiais e a cor de acordo com o seu gosto pessoal, bem como a área protegida e a altura do telhado.

É económico

O carport é a forma mais barata de ter um espaço de estacionamento protegido em casa. É a sua simplicidade que faz dele uma construção económica. O preço do carport dependerá principalmente do material escolhido para a estrutura. Alguns materiais são mais caros, mas também mais resistentes, do que outros.

É fácil de usar

O carport é um espaço aberto, pelo que não é necessário fazer qualquer esforço especial para estacionar, para além de passar entre os postes. Esta facilidade de utilização permite-lhe sair rapidamente e estacionar com a mesma facilidade. Se utiliza o seu veículo diariamente, esta é uma verdadeira vantagem que simplificará a sua vida. Acrescente um portão automatizado à sua propriedade e poderá entrar e sair com toda a tranquilidade.

É resistente

Concebido para resistir aos elementos, o carport é robusto. Isto significa que pode resistir a tempestades de granizo que poderiam danificar o seu veículo e beneficia de uma estanqueidade otimizada. Consoante o material escolhido e o tipo de fundação, o carport pode ser particularmente resistente. Em particular, uma estrutura em alumínio protegerá o seu veículo durante muitos anos.

Requer pouca manutenção

A manutenção de um carport depende do material escolhido para a estrutura. Também neste caso, o alumínio é a melhor opção, uma vez que pode ser limpo com um simples jato de água, se necessário. A madeira e o metal requerem um pouco mais de atenção, mas continuam a ser soluções que requerem pouco esforço no dia-a-dia.

O carport é mais interessante do que uma garagem?

O carport e a garagem têm a mesma função básica: proteger os seus veículos. Cada uma destas construções tem as suas vantagens e desvantagens. A garagem pode também ser utilizada para guardar outros objetos (material utilizado ocasionalmente, ferramentas, etc.) e pode ser fechada à chave. Então, porquê escolher um carport em vez de uma garagem?

  • A garagem é uma extensão da casa. Por conseguinte, a sua instalação é mais complexa do que a de um carport. Terá de pedir uma licença de construção e realizar obras mais demoradas.
  • O carport é mais barato do que uma garagem.
  • O carport facilita o estacionamento, sem necessidade de abrir e fechar a porta da garagem.
  • O ar circula melhor num carport, que é completamente aberto. Isto evita a formação de condensação e, por conseguinte, o aparecimento de ferrugem.
  • O carport situa-se dentro dos limites da sua propriedade e, por conseguinte, não é menos seguro do que uma garagem se o seu terreno for fechado.

Os diferentes tipos de carport

Autoportante ou adossado, o carport pode ser independente ou anexado à casa.

O carport adossado

Um carport adossado assenta tanto nos seus postes como na fachada da casa. Na continuação da sua casa, complementa-a. Ao assentar na fachada, oferece a possibilidade de criar um telhado inclinado, no qual a neve ou as folhas se acumulam com menos facilidade. Por fim, estando colado à sua casa, permite-lhe também carregar e descarregar o seu veículo, mantendo-se abrigado.

O carport autoportante

O modelo autoportante do carport assenta unicamente em postes. Pode ser instalado mesmo ao lado da casa, mas também pode ser colocado um pouco mais longe. Esta estrutura pode ser a solução se tiver um grande terreno ou para estacionar veículos utilizados ocasionalmente, como uma autocaravana.

O carport para autocaravana

Se decidir instalar um carport para guardar uma autocaravana na cobertura, os materiais utilizados serão os mesmos que para um veículo. No entanto, as dimensões da cobertura terão de ser adaptadas a este veículo maior.

Ao iniciar o seu projeto, será, portanto, importante fazer um balanço cuidadoso da utilização que pretende dar ao seu carport, para ter a certeza de que a estrutura escolhida responde perfeitamente às suas necessidades.

carport camping car

Que dimensões tem uma cobertura de veículo?

O carport é feito à medida, pelo que as dimensões variam de uma cobertura para outra. A dimensão da cobertura será decidida em função do número de veículos que terá de acolher. Regra geral, ocupa um espaço de 12 a 15 m², com uma altura de 2 a 3 m, para estacionar um carro.

A cobertura pode, evidentemente, ser muito mais alta se for concebida para uma autocaravana, ou ocupará mais espaço se tiver vários carros. Para determinar a altura, pode partir da altura do veículo e acrescentar, pelo menos, 50 cm para obter uma altura de passagem suficiente.

Os materiais utilizados para construir um carport

A escolha do material utilizado para fabricar um carport influencia muito o preço da instalação. Alguns serão mais resistentes e exigirão menos manutenção do que outros. Que materiais podem ser utilizados?

A estrutura

Em primeiro lugar, é necessário escolher um material para a estrutura:

  • A madeira é muito utilizada pelo seu charme natural e pela sua solidez. Será importante escolher madeira de qualidade que consiga resistir à humidade e que tenha sido tratada contra fungos e insetos.
  • O aço é muito resistente e consegue suportar cargas pesadas. A sua desvantagem: é necessário efetuar um tratamento anti-ferrugem todos os anos para manter a estrutura em bom estado.
  • O PVC é a solução economicamente mais acessível, mas este material menos resistente durará muito menos tempo.
  • O alumínio é leve e resistente. Requer muito pouca ou nenhuma manutenção e dura muito tempo. Também é muito estético e fácil de trabalhar para se adequar às necessidades individuais.

O telhado

O telhado do carport também poderá ser feito de uma variedade de materiais:

  • As telhas podem ser usadas numa garagem com um telhado inclinado. Permitirão criar uma extensão em perfeita continuidade com a casa, mas exigem ser instaladas numa estrutura muito robusta.
  • O policarbonato é muito resistente aos elementos e tem uma vida útil muito boa.
  • Painéis "sanduíche" compostos por duas folhas de alumínio termoligadas a uma folha central de poliestireno extrudido, um plano que proporciona um bom isolamento térmico para um aspeto decididamente contemporâneo
  • As telhas de madeira são telhas de madeira com um aspeto muito estético.
  • As telhas são uma mistura de betume e fibras que imita a ardósia, mas a sua fragilidade apresenta uma desvantagem.
  • Os painéis de bandeja de aço são fáceis de instalar e adaptam-se ao seu gosto com uma vasta escolha de modelos, tamanhos e cores.

Finalmente, em alguns casos, também terá a opção de adicionar painéis solares ao telhado da sua garagem para obter o máximo benefício.

As fundações: terra batida ou laje de betão?

As fundações são muito importantes na instalação da sua garagem e determinarão a sua solidez. De facto, o carport não pode ser colocado diretamente sobre a terra batida, e necessitará, no mínimo, de vigas de betão para segurar os postes.

A solução ideal é colocar uma laje de betão, na qual os postes serão colocados. Esta laje pode depois ser coberta com um revestimento para manter a estética do ambiente. Pode optar por utilizar gravilha, pedras, alcatrão ou simplesmente betão.

Que carport escolher?

Alguns elementos desempenharão um papel importante na escolha do tipo de cobertura mais adequado à sua situação: o contexto, o ambiente, o orçamento e, evidentemente, as suas preferências pessoais.

O contexto

As razões que o levam a querer instalar um carport já o ajudarão a enumerar os primeiros elementos importantes para o seu projeto. A utilização que pretende dar-lhe ajudará a decidir onde colocar o carport. O tipo de veículo que vai estacionar debaixo desta cobertura também será uma informação importante, pois determinará as dimensões da estrutura.

O ambiente

O ambiente pode, então, ser decisivo e ajudá-lo a escolher entre dois materiais ou modelos de telhado. Se vive numa região onde neva muito, ou se tem muitas árvores à volta, um telhado inclinado ajudará a evitar a acumulação de neve ou de folhas mortas. Um telhado de policarbonato isolado também terá a força para suportar fortes quedas de neve.

O orçamento

O seu orçamento também irá, naturalmente, orientar a sua decisão. O preço que vai poder aplicar nesta cobertura vai permitir-lhe instalar um carport maior ou mais pequeno, ou escolher um material em vez de outro.

Estética

Por fim, não se deve esquecer de ter em conta a estética na sua decisão. É provável que veja o seu carport todos os dias. É uma cobertura que vai complementar a sua casa, por isso, tem de se adaptar a ela. Quer se trate da escolha do local, do material, do telhado ou da cor, as suas preferências estéticas devem ter um papel importante no tipo de carport que instala.

carport

Onde instalar o seu carport?

Para escolher o local mais adequado para o seu carport, pode ter em conta o seguinte:

  • Como pretende utilizá-lo. Se, por exemplo, quiser descarregar facilmente as suas compras, um carport adossado à fachada da sua casa será certamente o mais prático. Se, por outro lado, precisar de um carport para proteger a sua autocaravana, então, poderá ficar um pouco mais afastado.
  • A estética que pretende ter. Assim, se o seu terreno for suficientemente grande, pode optar por não estacionar veículos mesmo ao lado da casa para preservar o seu charme.
  • As manobras que serão necessárias. Ao escolher o local para o seu carport, tente imaginar as manobras que serão necessárias para estacionar lá, especialmente se for utilizar o espaço diariamente. O carport deve ser de fácil acesso, sem obstáculos nas proximidades.
  • O terreno. É importante que o terreno seja plano e nivelado para instalar um carport corretamente.
  • A vizinhança. Dependendo do Plano de Urbanismo local da sua comuna, poderá ser necessário manter uma certa distância entre a localização de uma cobertura para veículos e os limites da sua propriedade.

A legislação para carports

Um carport é mais fácil de instalar do que uma garagem. Mas isso não significa que não existam regras a seguir. Que regulamentos e taxas se aplicam ao carport?

Que taxas se aplicam a um carport?

Em termos legais, o carport é um lugar de estacionamento que deve ser declarado. Assim sendo, é objeto de uma taxa específica. A taxa cobrada por um carport depende da comuna em que se encontra e do número de lugares disponíveis no estacionamento. Esta taxa deve ser paga aquando da apresentação da declaração de obras ou da licença de construção. No entanto, algumas autarquias decidem isentar de taxas as construções anexas, pelo que deve informar-se junto do seu município para saber o que se aplica à sua situação.

Para além da taxa sobre o carport, também é necessário ter em conta o imposto municipal e o imposto predial. Uma vez que o carport é um empreendimento que acrescenta valor à propriedade, a sua construção irá geralmente influenciar o montante destes impostos.

É preciso licença de construção para instalar um carport?

Quando se trata da licença de construção, tudo depende do carport que decidiu instalar. Um carport que ocupe uma área inferior a 5 m² não necessita de qualquer procedimento especial. Entre 5 m² e 20 m², é suficiente uma simples declaração de obras. No entanto, se o seu carport exceder os 20 m², terá de solicitar uma licença de construção antes de iniciar as obras.

Um carport que possa albergar dois veículos necessitará de uma licença de construção antes de poder ser acrescentado à sua casa. Uma superfície de 5 m² não é geralmente suficiente para estacionar um veículo, pelo que provavelmente terá de apresentar, pelo menos, uma declaração de obras.

Que regulamentos se aplicam ao carport?

As regras de urbanismo relativas a carports podem variar de uma comuna para outra. Por isso, é muito importante saber o que é permitido e o que é proibido na sua zona, para poder conceber um projeto que possa ver a luz do dia.

O PLU pode assim definir a superfície autorizada, a altura máxima do carport, a cor da estrutura, a forma do telhado e a distância entre a instalação e a vizinhança. Se viver numa zona protegida, podem aplicar-se regulamentos especiais.

Como decorre a instalação de um carport?

Decidiu instalar um carport na sua casa. Como irá funcionar o processo de construção?

Definir o projeto

Em primeiro lugar, é necessário definir o que pretende construir. É nesta altura que terá de considerar:

  • Como quer usar o seu carport;
  • As suas preferências estéticas;
  • O que é possível com o seu orçamento;
  • O que é permitido na sua área local.

A contratação de um profissional de carport irá garantir que é bem aconselhado e que constrói um projeto à medida e perfeitamente adequado aos seus constrangimentos e desejos.

Tratar da papelada administrativa

Definido o seu projeto, terá de tratar da papelada administrativa necessária para poder iniciar a obra. Solicite ao seu município uma licença de construção ou uma declaração de obras, consoante o tipo de cobertura que pretende instalar. Pague a taxa sobre o carport, que pode ser paga em prestações em determinadas condições.

Instalação das fundações

Após a aprovação da licença de construção ou da declaração de obras, pode finalmente começar a instalar o seu carport. A construção começará com as fundações, nomeadamente a laje de betão que terá de ser colocada, caso tenha optado por esta opção, ou a colocação de vigas de betão.

Construção da estrutura

Com as fundações feitas, será finalmente possível erguer a estrutura. Trabalhar com um profissional que possa encarregar-se do trabalho de A a Z é a melhor forma de garantir a qualidade da sua instalação.

É possível instalar um carport sozinho?

Se for bom em bricolage, pode instalar a sua cobertura sozinho, dependendo do modelo de estrutura que pretende. Assim, uma cobertura de madeira pode ser montada por pessoas com bons conhecimentos de bricolage. Mas trabalhar com um profissional valerá a pena por várias razões:

  • O profissional fará a gestão da instalação de A a Z e aconselhá-lo-á sobre o modelo que mais lhe convém.
  • Terá a garantia de uma instalação sem problemas e de uma boa estabilidade para o seu carport.
  • Beneficiará de uma construção à medida e dos materiais mais resistentes.

Se decidir instalar o seu carport sozinho e escolher um modelo bastante básico, tenha cuidado: esta escolha não altera em nada os procedimentos administrativos a efetuar, aplicando-se as mesmas regras da instalação por um profissional.

A cobertura que o carport permite acrescentar facilmente à sua propriedade é uma verdadeira vantagem. Optar por este tipo de instalação permitir-lhe-á proteger todos os seus veículos, sem ter de construir uma garagem fechada. A melhor maneira de começar é recorrer à ajuda de um profissional. Ele poderá aconselhá-lo da melhor forma possível e dar-lhe a oportunidade de ter uma estrutura personalizada perfeitamente adaptada às suas necessidades específicas.

Mas não te vás embora tão depressa Ajude-nos respondendo a uma última pergunta
Como conheceu a Abrisud?