Passar para o conteúdo principal
Sommaire

Os 8 passos para a instalação de uma cobertura de piscina

A instalação de uma cobertura de piscina será efetuada em vários passos. Serão necessárias, pelo menos, duas pessoas para que essa tarefa seja efetuada corretamente e com toda a segurança.

Passo 1 – Preparar todos os elementos

Antes de começar a montagem da sua cobertura, certifique-se de que tem todas as ferramentas necessárias. Coloque na horizontal cada elemento que tenha sido fornecido com o kit (arcos, parafusos, vidraça, calhas…) e faça o inventário. Por fim, mantenha o manual perto de si e leia-o com atenção antes de começar.

Passo 2 – Montar a estrutura 

Assim que tiver o seu material pronto e perto de si, siga as instruções do manual para montar a estrutura da sua cobertura. Monte os diferentes arcos que formarão a estrutura com os parafusos adequados, fornecidos com o kit. 

Passo 3 – Instalar as calhas

Se o seu modelo estiver equipado com cremalheiras, instale-as no solo em simultâneo com a montagem da estrutura. 

Passo 4 – Adicionar a vidraça ou placas

Quanto tiver terminado a montagem da estrutura, pode completar a mesma com a vidraça ou as placas de policarbonato, plexiglas, PVC ou resina. Retire a película protetora antes de inserir os vidros ou placas nos perfis previstos para esse efeito.

Passo 5 – Colocar a cobertura por cima da piscina

Com a cobertura totalmente montada, chega o momento de colocá-la por cima da piscina. É para este passo específico que será útil que haja, pelo menos, duas pessoas para deslocar a estrutura mais facilmente.

Passo 6 – Instalar os módulos deslizantes

Quando a estrutura estiver finalmente colocada por cima da piscina, adicione os módulos deslizantes e ajuste-os.

Passo 7 – Adicionar o motor

Apenas terá de seguir este passo se a sua cobertura for motorizada. Se for o caso, terá de instalar o motor, com as respetivas ligações e conexões. Esta instalação requer conhecimentos específicos e está sujeita a normas estritas. Por isso, para uma cobertura motorizada, recomenda-se que haja um profissional.

Passo 8 – Fixar a cobertura ao solo

Para garantir que a sua cobertura permaneça no mesmo local apesar do mau tempo, é importante concluir a montagem com a sua fixação ao solo. Crie pontos de fixação através da perfuração de orifícios no solo e introduza buchas metálicas nos mesmos para fixar a cobertura. Também é possível utilizar manípulos de fixação ou elementos de fixação rápida. Quando a cobertura estiver fixa, instale os rodízios que garantirão o deslizamento para a abertura.

Que cobertura de piscina deve escolher ?

Ainda antes de começar com a instalação da sua cobertura de piscina, surgirá a questão sobre que tipo de cobertura instalar. Qual é a melhor solução?

Os diferentes modelos de coberturas de piscina

Há vários modelos de coberturas de piscina disponíveis para satisfazer todas as necessidades e todas as configurações. Alguns modelos podem ser mesmo concebidos sob medida. 

No mercado, poderá encontrar quatro tipos de coberturas:

– A cobertura de piscina plana: pode ser fixa, móvel, motorizada, equipada com uma haste de manuseamento ou com uma disposição por empilhamento. É bastante discreta e protege eficazmente a piscina. Pode ser retirada ou levantada para desimpedir a piscina.

– A cobertura de piscina baixa: deslizante, telescópica ou móvel, oferece a possibilidade de desimpedir a piscina ou mantê-la coberta para a utilizar enquanto está abrigado.

– A cobertura de piscina de média altura: oferece o conforto da altura, sendo mesmo assim suficientemente baixa para não precisar de uma autorização específica para a sua instalação.

– A cobertura de piscina alta: permite criar um verdadeiro espaço de descontração em torno da sua piscina. De madeira, alumínio, curva ou angular... há várias configurações possíveis.

Os sistemas de abertura das coberturas para piscina costumam ser deslizantes, ou seja, móveis. Em qualquer caso, um sistema com calhas oferece uma maior facilidade de utilização. A abertura motorizada também permite simplificar a manipulação, uma vez que exige menos esforços. 

abri de piscine

Os elementos a ter em consideração para fazer a melhor escolha

Para escolher a cobertura de piscina mais adaptada às suas necessidades e à sua situação, poderá estabelecer os critérios para cada um destes elementos:

– A superfície disponível; 

– O nível de segurança necessário;

– O ambiente;

– A dificuldade de instalação;

– A manutenção;

– A manipulação;

– O orçamento.

Assim, terá uma orientação para o ajudar a escolher a altura da estrutura, os materiais ou o tipo de abertura que poderão ser mais adequados para o seu projeto.

Será necessário recorrer a um profissional para a instalação de uma cobertura de piscina?

Na verdade, a montagem de uma cobertura de piscina pode ser efetuada por si mesmo. No entanto, dependendo do modelo, a tarefa pode ser mais ou menos complexa e, por conseguinte, requerer a competência de um profissional. 

O tipo de cobertura que pretende adicionar à sua piscina será determinante para saber se a montagem pode ser feita por si. Uma cobertura bastante simples e sem motorização pode ser montada por um particular com bons conhecimentos de bricolagem. Pelo contrário, se pretender adquirir uma cobertura mais imponente (de média altura ou alta) ou motorizada, recomenda-se contratar um profissional para a montagem. Como é óbvio, as coberturas de piscina muito simples, como as coberturas infláveis, podem ser perfeitamente instaladas por si.

A instalação de uma cobertura de piscina por um profissional também lhe oferece alguma serenidade. Ficará com a certeza de que a cobertura será instalada corretamente, em conformidade com todas as normas de segurança em vigor. Também poderá desfrutar de uma garantia adicional relativamente à instalação.

Cobertura de piscina: tem de garantir que cumpre plenamente as normas de planeamento urbano! 

Independentemente de decidir instalar pessoalmente a sua cobertura de piscina ou contratar um profissional, será sempre necessário garantir o cumprimento da regulamentação em vigor no seu município.

De facto, uma vez que as coberturas de piscina podem ser instalações bastante significativas, podem estar sujeitas a normas de planeamento urbano, principalmente em relação às cores, aos materiais ou às dimensões. Pode informar-se na Câmara Municipal e junto do seu administrador de compropriedade para saber quais são as normas aplicáveis ao seu projeto. Se estiver num sítio classificado ou protegido, a regulamentação poderá ser mais estrita.

Em princípio, não precisará de um alvará de construção nem de comunicar os trabalhos para a instalação da sua cobertura de piscina, salvo se tiver uma altura superior a 1,80 m. Se a cobertura for instalada aquando da construção da piscina, será necessário integrar isso na comunicação prévia de obras.

A instalação de uma cobertura de piscina pode ser uma tarefa mais ou menos complexa de acordo com o modelo que tiver escolhido. Felizmente, estes trabalhos não terão necessariamente de ser efetuados sem ajuda e poderá recorrer a um profissional para uma instalação sem problemas. A Abrisud acompanhá-lo-á neste procedimento, desde a escolha do modelo mais adequado para a sua piscina até à instalação da cobertura em sua casa.

Mas não te vás embora tão depressa Ajude-nos respondendo a uma última pergunta
Como conheceu a Abrisud?